A quinta geração da internet móvel oferece mais velocidade de conexão. O serviço já está disponível em 80% da cidade. Pequena, Brasília precisou de uma menor quantidade de equipamentos em comparação a outras capitais.
Brasília é a primeira cidade do país a receber a quinta geração da internet móvel, o 5G.
O serviço já está disponível em 80% da cidade. Pequena, Brasília precisou de uma menor quantidade de equipamentos em comparação a outras capitais.
As empresas instalaram 300 antenas em Brasília para receber o sinal 5G. A tecnologia é a quinta geração de internet móvel. Tem tempo de resposta mais imediato e é mais estável que a 4G. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações, o 5G pode ser até 100 vezes mais rápido, a depender da qualidade da conexão.
Em um exemplo prático, o tempo médio para baixar um filme pela tecnologia 4G é de quase 36 minutos. No 5G, é de 21 segundos. O tempo de conexão entre dispositivos no 4G é de 50 a 70 milésimos de segundo. No 5G, de um a cinco.
O 5G vai reduzir o intervalo entre o momento em que se pressiona um comando e o efeito na tela de quem joga games no celular. A exibição de filmes e programas será mais estável. As videochamadas ficam mais claras e menos irregulares.
Uma empresa de investimento que tem 14 escritórios espalhados pelo país já sentiu a diferença no primeiro dia de uso do 5G em Brasília.
“A estabilidade é muito maior. Então, a gente que trabalha com o mercado e precisa mandar ordem de compra, venda, horários específicos, os sistemas provavelmente não vão cair mais. A estabilidade do 5G é muito maior”, diz Leonardo Fernandes, sócio da Blue3 Investimentos.
Outro benefício do 5G é otimizar a conexão para ampliar o uso de equipamentos inteligentes em casa. Com isso, é possível automatizar o funcionamento de aparelhos e trazer facilidade no dia a dia. Por exemplo: programar a distância o ar-condicionado minutos antes de chegar em casa, enquanto o forno é acionado para esquentar a comida. As luzes podem ser ligadas automaticamente assim que a porta de casa for aberta ou a TV ao entrar no quarto.
O 5G ainda pode tornar as chamadas cidades inteligentes, automatizadas, em realidade. Uma das aplicações já em teste em várias partes do mundo são os carros, ônibus e caminhões autônomos, sem motorista.
A chamada indústria 4.0 também devem avançar, com a automatização da linha de produção das empresas. A telemedicina também vai se beneficiar do 5G. Cirurgias feitas remotamente podem se tornar uma realidade mais próxima com a conexão mais rápida e confiável.
No Brasil, o 5G só vai funcionar em aparelhos mais novos. Até o momento, 67 modelos de celulares compatíveis foram homologados pela Anatel. Quem já tem um celular com a tecnologia, não precisa mudar o chip.
São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa são as próximas capitais a receber o 5G.