O Direito tem muitas áreas para se trabalhar e uma delas é a advocacia civil, exercida por um advogado civil, conforme explica o Dr. Eduardo Augusto da Hora Gonçalves. Um advogado civil, atua no campo do Direito Civil, que trata das normas que regulam os direitos e obrigações dos cidadãos e também trata das relações entre as pessoas naturais e jurídicas.
Sendo assim, o principal objetivo do Direito Civil é a garantia do funcionamento da sociedade dentro das normas e regras. Para isso, o ramo usa como referência e base o Código Civil Brasileiro de 2002. O Direito Civil também se pauta em princípios constitucionais para atuar na sociedade. Acompanhe a leitura para saber mais.
Saiba quais são os princípios do Direito Civil e as principais responsabilidades de um advogado civil
O advogado Eduardo Augusto da Hora Gonçalves explica que além dos direitos e deveres individuais, o Direito Civil também tem como objetivo tratar das relações entre os indivíduos e as instituições, envolvendo o Estado. Para isso, a advocacia civil opera com base em três princípios essenciais, são eles:
- Princípio da eticidade: valores éticos que regem as boas práticas jurídicas com intuito de prezar pela honestidade e lealdade.
- Princípio da socialidade: cuida dos interesses coletivos sobrepondo-os aos interesses individuais. O indivíduo é totalmente livre para fazer o que quiser, contanto que não fira ou atinja os direitos e valores coletivos impostos socialmente.
- Princípio da operabilidade: facilitação e simplificação dos processos jurídicos para não atrasar a máquina judiciária.
Quanto às responsabilidades de um advogado civil também destacam-se três:
- Prevenir problemas e litígios
- Atuar na solução de conflitos
- Garantir o cumprimento das obrigações e contratos
Além disso, o Dr. Eduardo Augusto da Hora Gonçalves destaca que os profissionais jurídicos também podem tratar dos mais diversos assuntos, tais como: compra, venda e locação de imóveis, produtos, bens, equipamentos e serviços; abertura e fechamento de empresas; confecção de contratos; atendimento ao Código de Defesa do Consumidor etc.
Conheça as áreas de atuação no Direito Civil
Por fim, como o Direito Civil, atua juntamente com o Direito Privado e compõe a maior área do Direito brasileiro, é possível trabalhar em diversas vertentes que cuidam das mais variadas esferas da sociedade, tais como:
- Direito das pessoas
- Direito das obrigações e contratos
- Direitos reais
- Direito da família
- Direito das sucessões
- Responsabilidade civil
Em resumo, como destaca o advogado Eduardo Augusto da Hora Gonçalves, podemos observar que o Direito Civil fornece ao profissional advogado infinitas áreas de atuação da advocacia que se divide em duas grandes áreas. Sendo a primeira a chamada “advocacia privada” e a segunda “advocacia pública”. Lembre-se que para atuar nessas áreas é necessário especialização e estudo. Então não deixe de investir em seus conhecimentos jurídicos para se tornar um especialista em Direito Civil e suas vertentes.