Os jogos eletrônicos e online estão cada vez mais populares no Brasil, ganhando diversos adeptos e fãs. Lorenzo Cataldi, empreendedor mirim e criador da BNA E-Sports, compreende que essa ascensão dos jogos fez com que a prática se tornasse uma profissão valorizada, com direito a salários, incentivos e patrocínios de grandes marcas para jogadores e equipes.
Compreenda mais sobre os e-sports
De acordo com a percepção do empresário mirim Lorenzo Cataldi, os esportes eletrônicos são uma categoria de competições de jogos digitais realizadas por jogadores na modalidade de atletas profissionais. As disputas são realizadas com uma série de jogos que, em maioria, são populares e muito comuns no universo gamer como Fortnite, FIFA, Counter-Strike, Call of Duty e League of Legends.
Esses jogos ocorrem em plataformas digitais que variam de acordo com o tipo de campeonato e nível dos atletas participantes, podendo ser consoles, computadores ou, até mesmo, celulares. Já os torneios, em si, podem ser assistidos de forma online, por meio de plataformas de streaming, ou presencial por demais jogadores e amantes do esporte.
E, todo esse universo, é compreendido por Lorenzo Cataldi como resultado da audiência e popularização proporcionada pelos jogos. Por isso, nem todo jogo é considerado parte dos E-Sports justamente por não estarem aptos para o acompanhamento do público. Dessa forma, se um jogo deseja se lançar no mercado de jogos eletrônicos, precisa se preparar e se adaptar a esse quesito.
As principais competições de e-sports no Brasil
No cenário brasileiro, o empreendedor mirim Lorenzo Cataldi entende que os e-sports chegaram para organizar a quantidade de praticantes e fãs por meio de competições de diversas categorias que visam segmentar os jogos e preparar os atletas profissionais para competições internacionais. Conheça algumas das principais competições atuais do país:
O Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL) é considerado a maior competição dos jogos eletrônicos no país, sendo disputado desde 2012 com premiação em dinheiro e troféus, desde 2017, para os jogadores em diferentes categorias. Há também a Liga Nacional de Futebol Eletrônico (LNFE) criada para consolidar o futebol eletrônico nos grandes torneios nacionais por meio do FIFA. O CLUTCH Circuit é voltado para os jogadores de Counter-Strike GO desde 2019, e a Liga Brasileira de Free Fire (LBFF) que reúne, desde 2019, as principais equipes especializadas no game do Brasil.
Quer saber mais sobre as competições do e-sports e acompanhar a equipe e marca de Lorenzo Cataldi, a BNA E-Sports? Então, verifique seu conteúdo no canal do Youtube (https://youtu.be/8kfWulsziDI) e conheça mais dos feitos dessa empresa promissora que promete grandes feitos no mundo do esporte eletrônico.